Compartilhar:

Categorias:

1 min read

Seja sustentável usando home automation

Redução de despesas. Esta é uma das ideias atreladas ao uso da home automation, ou automação residencial.


Redução de despesas. Esta é uma das ideias atreladas ao uso da home automation, ou automação residencial. E mais: a praticidade tão desejada e necessária ao consumidor atual. Mas você já parou para pensar no uso consciente dos recursos naturais que tal tecnologia proporciona? É, a sustentabilidade está diretamente envolvida nesse tema, embora não seja tão visível quanto os ganhos materiais obtidos.

Diminuir o consumo de água, ainda mais em tempos de seca no Sudeste (quem diria), torna-se mais fácil por meio de aplicativos (app) mobile. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem ser informadas sobre o vazamento de água ou o aumento de sua utilização, por exemplo, até mesmo pelo celular via SMS (Serviço de mensagens curtas). Isso porque o app envia um aviso ao usuário no momento em que ocorre algo indesejável. Assim, é possível o acionamento imediato ao desligamento do registro via aplicativo.

O monitoramento da temperatura e do som também pode ser feito utilizando a mesma solução tecnológica. Basta instalar um sensor específico para o que se quer controlar (hidráulico, de temperatura etc) e conectá-lo à ferramenta Arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica que permite o desenvolvimento de controle de sistemas interativos, de baixo custo e acessível a todos), e à Internet.

A partir desse aplicativo, é possível utilizar os recursos naturais de modo mais eficiente, colaborando para a sustentabilidade do planeta. E mais: sem se preocupar com acidentes.

A MJV Tecnologia & Inovação desenvolveu um protótipo de app chamado Leaving Safe, que pode ser customizado aos clientes.

Se você ficou interessado em conhecer mais o Leaving Safe, entre em contato com a MJV.

Voltar