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Desafios para promover inovação no mercado de seguros

Além do fato de o segurado geralmente associar um seguro a momentos de desconforto ou perda, há vários desafios culturais e operacionais, como a redução do índice de sinistros e a fidelização do cliente.


Compartilharemos nesse post alguns insights obtidos durante os sete anos de atuação da MJV no cenário segurador. Ao longo de nossas pesquisas, destacamos algumas observações representativas de segurados:

“Sempre sigo a orientação do corretor.”

“O corretor é amigo pessoal da família e confio nele.”

“Eu não tenho uma relação muito próxima com nenhuma seguradora. Para mim, vale a mais barata.”

O fato de haver um intermediário entre a seguradora e o segurado, o corretor, gera um afastamento entre as empresas e seus clientes. Essa é uma verdade já conhecida pelas companhias de seguro, e nós a ratificamos através da enquete MJV, realizada em julho de 2015:

Pesquisa MJV_Como promover inovação no mercado de seguros

Conhecendo os desafios de Inovação

Na questão “como está a experiência dos seus clientes?” 53% dos integrantes das seguradoras não sabe responder, 38,9% acham que a experiência está positiva e 7,4% acham que está negativa.

Tem-se então 60,4% que não sabe como está o cliente ou acha que a sua experiência vai mal. Esse é um indício significativo de um grande desafio para as seguradoras. Outros pontos que destacamos são:

Inovar o relacionamento

A dificuldade de ser proativo na oferta de seguros é um desafio, 51,1% dos pesquisados acredita que há uma falha na comunicação entre segurador e segurado ou que esse relacionamento está distante.

Em alguns casos, a oferta ainda é voltada às classes A e B, e ainda não é atingida a classe C. É indicado ainda que 12,9% têm dificuldade de tangibilizar o seguro para o público jovem.

Presença em canais digitais

A tecnologia aplicada à inovação nas áreas de relacionamento é uma peça-chave na era da informação.

Aproximadamente 70% das pessoas que têm seguros têm internet e 40% do processo de compra e renovação é feito na internet. Há 11 milhões de buscas online mensais sobre seguros, 15% ocorrem em smartphones.

As seguradoras ainda estão entendendo as melhores práticas para se adaptar ao meio digital para com isso melhorar a experiência do usuário. Para inovar é necessário que haja experimentação de novos processos de venda e relacionamento com o cliente.

Mostrar que o seu seguro pode ir além das expectativas e se apresentar como um catalizador de soluções especialmente desenvolvidas para os usuários é um jeito de agregar valor ao negócio.

Experiência MJV

Nossa expertise foi adquirida durante 7 anos de trabalho em grupos seguradores, realinhando processos empresarias de vendas, fidelizando clientes e abertura de novos negócios, criando meios de redução de cancelamento de estornos, desenvolvendo ferramentas de vendas online e offline para corretores.

Fomos premiados em um projeto de humanização da linguagem do segurês, e ainda responsáveis por atuar na redução de custos em ambiente de call center, sistema de monitoramento de pacientes crônicos, disseminação da cultura da inovação, processo de levantamento de requisitos, dentre outros.

Some of the icons used in the first illustration were created by Ferran Brown, Oli Milne,Wilson Joseph and Rafael Mayrink from the Noun Project and are used here under a cc commons license.Some changes may have been made to these original icons.

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