Compartilhar:

Categorias:

3 min read

TOP 5 Livros de Data Quality

Quer aprender sobre Data Quality? A MJV separou uma lista com os 5 melhores livros sobre esse assunto! Acompanhe.


De Thomas Redman até David Loshin, são inúmeros os autores que já se debruçaram sobre o conceito de Data Quality. Nós separamos alguns dos principais livros do assunto logo abaixo. Confira!

Data Quality: The Field Guide

Data Quality: The Field Guide – Thomas Redman PhD –

Thomas Redman foi um dos primeiros a pensar na importância da qualidade de dados e já ajudou centenas de organizações a aplicar o Data Quality, auxiliando-as a tomar decisões de negócio e diminuir custos. Se você deseja entender mais sobre a necessidade da qualidade de dados no seu negócio, este livro serve como um guia de orientação básico. A obra descreve os mais importantes problemas de qualidade de dados enfrentados pelas organizações e explica passo a passo como solucioná-los.

Data Quality: The Accuracy Dimension (The Morgan Kaufmann Series in Data Management Systems)

Data Quality: The Accuracy Dimension (The Morgan Kaufmann Series in Data Management Systems) – Jack E. Olso

Quer avaliar a qualidade dos seus dados e não sabe como? Este livro descreve o Data Profilling, um processo de análise que permite detectar de forma sistemática os erros, as redundâncias e a existência de informação incompleta nos dados da sua empresa, gerando um relatório sobre a qualidade dos dados analisados. Escrita por um dos desenvolvedores da tecnologia, a obra é recheada de histórias reais e é leitura obrigatória para qualquer profissional de gerenciamento de dados.

Executing Data Quality Projects: Ten Steps to Quality Data and Trusted Information (TM)

Executing Data Quality Projects: Ten Steps to Quality Data and Trusted Information (TM) – Danette McGilvray

Sabia que com apenas 10 passos, você pode aplicar o Data Quality na sua empresa? Escrito por Danette McGilray, este livro apresenta uma abordagem prática para o planejamento e gestão da qualidade da informação. Se você espera por uma obra com as melhores ferramentas técnicas de Data Quality esqueça, pois este livro é voltado para a parte estratégica da sua implementação. A obra se tornou um best seller devido à sua metodologia única, de fácil aplicação e adaptação a qualquer tipo de projeto e empresa.

The Practitioner’s Guide to Data Quality Improvement (The Morgan Kaufmann Series on Business Intelligence)

The Practitioner’s Guide to Data Quality Improvement (The Morgan Kaufmann Series on Business Intelligence) – David Loshin

Este livro oferece uma visão mais abrangente sobre Data Quality, colocando em questão não só a parte estrutural de TI, mas também as pessoas, processos e outras tecnologias envolvidas. Apesar de ser um guia prático, a obra apresenta um olhar em profundidade sobre como aplicar o Data Quality na sua empresa com o uso de ferramentas, incluindo modelos de negócios, estudos de caso e planejamento estratégico. Indicado tanto para gestores quanto para profissionais de gerenciamento de dados.

Software for Data Analysis: Programming with R (Statistics and Computing)

Software for Data Analysis: Programming with R (Statistics and Computing) – John Chambers

Já leu bastante sobre os benefícios do Data Quality e resolveu aplicá-lo na sua empresa? Então essa é a hora de conferir este guia completo voltado para qualquer tipo de projeto onde organizar, visualizar, resumir ou modelar dados seja a preocupação central. Escrito por John Chambers, renomado programador, o livro é uma das melhores ferramentas para transformar dados em informações valiosas para o seu negócio. Voltada para programadores, a obra é um passo a passo para os profissionais aplicarem os conceitos de Data Quality na prática.

Também podemos te ajudar nesse assunto! Entre em contato com um dos nossos consultores e entenda o que podemos fazer pela sua empresa!

 

 

Voltar