RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Top 5 projetos de visualização de dados

Design Thinking, Big Data/Analytics | Publicado por Time MJV on 5/set/2013 7:12:00

Top 5_Visualização_AnaFucs_menor

Veja aqui a lista dos Top 5 projetos de visualização de dados selecionados por Ana Fucs, designer estratégica da MJV com mestrado na Grenoble INP e graduação na ESDI. Ana trabalhou como designer de interface e desenvolvedora na Xerox Researxh Center Europe e no time de infográfico do Jornal O Globo.

1. U.S. Census Bureau Project

O U.S. Census Bureau (Censo Americano) vai muito além da coleta e contagem de informações sobre a população. A pesquisa anual sobre a comunidade americana inclui informações com dados demográficos, tais como renda, educação e emprego, bem como dados econômicos que são reunidos com outras pesquisas relacionadas ao ambiente de negócios. Esse material fica acessível em uma plataforma online de visualização de dados que permite o usuário fazer download do material.

2. Better Life Index

A OCDE (Organização para cooperação e Desenvolvimento Econômico) tem acesso a uma série de dados sobre os países. Com a ajuda do Moritz Stefaner - especialista em visualização de dados e design de interface - organizaram os dados para promover um índice que contemplasse o bem-estar para além do PIB (Produto Interno Bruto) e as estatísticas econômicas. Assim nasceu a plataforma do Better Life Initiative que permite que o usuário compare o índice de bem-estar em diferentes países - com base em 11 tópicos que a OCDE identificou como essenciais para a qualidade de vida. No caso desta visualização de dados, quanto maior o índice, maior a flor aparece no eixo vertical. Vale conferir.

3 . Explosões de Compartilhamentos no Facebook

Um escritório de Design e Tecnologia de São Francisco especializado no desenvolvimento de mapas e visualizações de dados criou vídeos para ilustrar os efeitos do compartilhamentos de fotos via Facebook. A empresa analisou a viralização de três imagens postadas pelo ex-ator do seriado Star-Trek - George Takei - durante o período de três meses. O produto foi um vídeo contendo a análise em forma de visualizações de dados - onde cada visualização é composta por uma série de ramificações que crescem, se espalham e repartem com o passar do tempo. O usuário pode acompanhar a viralização das imagens originais através destas ramificações que explodem em atividade.

4 . Storytelling com Mapas

Os "mapas de história" da ESRI - empresa de sistemas de informação geográfica e softwares de mapeamento – foram criados para serem mais do que apenas mapas interativos. A plataforma de visualização de dados da ESRI permite que o usuário pesquise os mapas com os dados de que precisa, principalmente no que diz respeito às histórias mais recentes.

5 . Mapa experimental em 3D usando Dados

Esse projeto usa dados coletados pela NOKIA de quatro cidades – São Francisco, Nova York, Londres e Berlim – para criar mapas navegáveis em 3D. O usuário pode navegar, linkar e incorporar esses mapas em locais específicos, com diferentes níveis de zoom e utilizar o recurso de Citytracking. O usuário pode brincar com os diferentes olhares, pontos de vista e explorar o olhar urbanístico das cidades em um projeto que prima pelo senso estético.

call to action_visualizaçao

Categorias: Design Thinking, Big Data/Analytics

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes