Compartilhar:

Categorias:

1 min read

Inovação no Brasil: como as empresas inovam na prática

Como já citamos aqui em nosso Blog, para inovar é preciso olhar para dentro da empresa e também para fora dela, percebendo com atenção o mercado.


Foi esse o olhar que buscamos ao realizar a recente pesquisa “Mapa da Inovação no Brasil”, na qual tivemos a oportunidade de conhecer melhor mais de 200 líderes de grandes empresas brasileiras de diversos segmentos, e de entender como eles aplicam a inovação na prática. A pesquisa inspirou a criação do artigo publicado neste mês na revista Harvard Business Review Brasil.

Como as empresas brasileiras inovam na prática?

*Artigo original para a HBR Brasil, por Maurício Vianna, Ysmar Vianna, Clarice Falcão e Bruno Medina

A percepção mais evidente é de que, no quesito inovação, o Brasil ainda é um “adolescente em desenvolvimento”. Na última edição do Global Innovation Index, estudo anual que compara indicadores de inovação em mais de 140 países, o país ficou em 70° lugar, abaixo de países menos abastados como Quênia e Uganda.

Esse dado, porém, não desanima; apenas demonstra que há um caminho de oportunidades a ser explorado. Nesse sentido, o “Mapa da Inovação no Brasil”, cuja versão completa divulgaremos no mês de maio, traz dados valiosos: a grande maioria dos entrevistados no estudo (85%) declarou que sua empresa realizou pelo menos um projeto ligado à inovação no ano de 2015. Eles apontaram, ainda, os principais tópicos de investimentos em inovação em 2016.

Infográfico - Reprodução Harvard Business Review

Quer saber mais sobre os principais focos dos projetos de inovação, a visão dos executivos brasileiros e as principais dificuldades para inovar? Leia no artigo completo publicado na HBR Brasil.

Acesso ao ebook Update or Die

Voltar