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Inovação: o caminho para impulsionar estratégias de negócio competitivas

O mercado atual demanda estratégias inovadoras para alavancar os negócios e investir em Transformação Digital se torna uma realidade.


Em pesquisa realizada pela MJV, no ano de 2017, a maior parte dos entrevistados já priorizava a melhoria da experiência do usuário para agregar valor aos produtos e serviços ofertados pelas organizações, enquanto outra parte reconhecia a importância da inovação para alcançar resultados positivos em meio à crise.

O investimento público no setor também comprova a importância destas iniciativas: conforme divulgado anteriormente pelo site do Governo Federal, o país recebeu uma linha de crédito de US$ 1,5 bilhão concedida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)  para o investimento privado em inovação.

Inovação como processo estruturado

Através da Inovação, empresas garantem a sua manutenção frente à concorrência, ao mesmo tempo que percebem o valor agregado aos negócios.

Além das vantagens competitivas, as empresas que incentivam a inovação entre seus colaboradores são mais preparadas para os imprevistos e tendem a ser mais sustentáveis. Assim, contribuem para a otimização dos processos e a consequente redução de custos no desenvolvimento produtos e serviços.

No entanto, mudanças dessa relevância não acontecem da noite para o dia. A criatividade precisa ser estimulada dentro da empresa e as metas devem ser traçadas com base nos resultados obtidos.

Para inovar, é importante fazer algumas perguntas como “O que posso fazer de novo que ainda não tentei?” e “Como posso fazer isso melhor?”. As respostas auxiliarão a estruturar os processos que se seguirão.

E como adotar a inovação na sua empresa?

Você já deve ter compreendido a importância de investir em inovação para a evolução do seu negócio, mas como fazer para alcançar resultados positivos e competitivos? A seguir, confira algumas formas:

1. Desenvolvimento de novos produtos e serviços: Os esforços se concentram em atender às expectativas e necessidades dos usuários com assertividade para engajar e conquistar nichos de mercado.

2. Relacionamento o consumidor digital: Investimento em apps e outras plataformas digitais interativas com o objetivo de melhorar a experiência do usuário.

3. Automatizar e otimizar os processos internos: A Transformação Digital pode ter grande influência nessas ações, alcançando novos patamares em termos de performance.  

4. Big Data como estratégia de negócio: Dados digitais disponíveis sobre os usuários são muito úteis para mapear o comportamento e gerar insights, promovendo impacto na experiência do usuário, resultado das vendas e no atendimento pós-venda.

Design Thinking: estratégia para alcançar resultados disruptivos

O Design Thinking pode tornar mais simples o caminho para a inovação e a reestruturação dos modelos de negócios executados pelas empresas. Centrada no usuário, a metodologia busca, através de um processo sistemático de geração de ideias, encontrar soluções para problemas reais.

Entre as estratégias possíveis, o Design Thinking surge como uma possibilidade para desenvolver soluções inovadoras usando os recursos disponíveis e aplicando os conceitos tanto em projetos internos das organizações, quanto no desenvolvimento de novos produtos.

As ferramentas do Design Thinking também podem ser usadas para disseminar a cultura de inovação dentro da empresa, transformando o mindset corporativo.

Investir em inovação se trata mais de como as mudanças de estratégia são feitas pela empresa do que, necessariamente, o valor do orçamento. O que torna uma empresa inovadora é a sua habilidade de direcionar seus investimentos combinando os elementos de geração de ideias, seleção de projetos, desenvolvimento de produtos ou serviços de forma coerente entre si.

É preciso criar as condições certas por meio de métodos e processos, a começar pela promoção de uma cultura de inovação dentro da empresa, que estimule a geração e execução de ideias rentáveis.

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