Compartilhar:

Categorias:

4 min read

Parcerias entre empresas e universidades: as vantagens dessa união para a inovação

As parcerias entre empresas e universidades são impulsionadores da inovação. Esse tipo de relacionamento tem sido um dos pilares da pesquisa e desenvolvimento corporativo (P&D) — da criação de fundamentos de conhecimento para a próxima geração de soluções até servir como um “workbench” estendido para resolver problemas incrementais de curto prazo.


É essa a reflexão que trazemos neste artigo. Continue lendo para entender as vantagens de usar a estrutura física e o capital intelectual das universidades para solucionar problemas empresariais e gerar produtos, serviços, processos e modelos de negócios disruptivos!

O crescimento das parcerias entre empresas e universidades no Brasil

No Brasil, a aproximação dos negócios com as universidades vem ganhando mais força nos últimos anos, sobretudo no campo do ensino superior — até pouco tempo resistente à criação de projetos com a iniciativa privada.

Segundo levantamento do Estadão, apesar de ainda não ser propriamente um exemplo no assunto, em 2017 as universidades brasileiras bateram recordes em parcerias com organizações privadas. A Universidade de São Paulo (USP), a mais renomada do país, firmou cerca de 90 contratos com a iniciativa privada naquele ano.

Já o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí (MG), viu nisso uma saída para lidar com as reduções dos repasses governamentais à pesquisa; firmou acordos com diversas empresas, conforme noticiado pelo G1.

Um exemplo de sucesso vem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde a MJV Tecnologia e Inovação implementou um laboratório de inovação aberta destinado a  idear e transformar ideias em realidade. No lab, os alunos têm a possibilidade de explorar a metodologia do Design Thinking para investigar, prototipar e criar soluções e respostas que geram resultados inovadores, além de outras atividades — confira em detalhes mais adiante.

A contribuição das universidades para a inovação corporativa

Da pesquisa científica à formação de profissionais altamente capacitados, passando por acordos para criação de soluções específicas, a contribuição do mundo acadêmico para a inovação acontece de diversas maneiras.

E essa contribuição é sempre um campo aberto, uma vez que sempre é possível engendrar novos meios de unir empresas e universidades. Com a inovação sendo vista como a única forma de sustentar o crescimento do mercado, bem como a evolução da educação, os esforços conjuntos são sempre bem-vindos.

Essas colaborações, normalmente voltadas para projetos de inovação, são o que se pode chamar de parcerias ganha-ganha — ao mesmo tempo em que obtém fontes de financiamento de pesquisa, as instituições acadêmicas colocam seus alunos em contato com a realidade do mercado.

Por outro lado, as empresas conseguem pessoal dedicado à realização de estudos mais aprofundados para desenvolver soluções disruptivas e obtém um ambiente favorável para testar hipóteses, prototipar e experimentar.

As principais vantagens da relação entre empresas e universidades

Como você já viu até aqui, são inúmeros os benefícios de unir empresas e universidades. Confira, a seguir, os mais significativos do ponto de vista das organizações.

Localização dos melhores talentos

Ao criar projetos de colaboração com instituições acadêmicas, as empresas têm a possibilidade de encontrar os universitários mais dedicados, os chamados “fora da curva”. Assim, já conseguem obter resultados durante a pesquisa propriamente, mas também podem recrutar talentos para seus quadros.

Qualificação dos profissionais

Da mesma forma, as pessoas que já fazem parte do quadro de funcionários das empresas têm a chance de se atualizar com o que há de mais moderno em pesquisa acadêmica.

O intercâmbio de ideias e os esforços em conjunto também contribuem para a melhoria na qualificação de profissionais que já não vivem a universidade.

Acesso à metodologias e modelos de negócios inovadores

Outro grande benefício para as empresas que cooperam com universidades é o acesso aos mais recentes resultados de pesquisa e novas metodologias inovadoras. É uma abordagem mútua: as empresas oferecem insights de negócios e os alunos contribuem com conhecimentos já comprovados e/ou testam novas possibilidades e invenções.

Os laboratórios de inovação dentro de universidades

No que se refere à inovação propriamente dita, inúmeras universidades já contam com laboratórios 100% dedicados ao tema. São espaços com condições e tecnologia próprios para o desenvolvimento de ideias, prototipação, testes e criação de inovações.

Esses laboratórios normalmente recebem empresas interessadas em colaboração em pesquisa e desenvolvimento. Eles podem ser aproveitados pelos mais diversos tipos de organizações — é importante conferir os regulamentos para saber se o seu negócio ou projeto pode ser aceito.

Conforme já adiantamos, o Lab de Inovação, parceria entre a MJV e a UFRJ, foi criado dentro do Parque Tecnológico da universidade para desenvolver projetos nas áreas de Design Thinking, Gamificação, Big Data/Analytics, Metodologia Ágil, Estratégia Digital e Internet das Coisas.

Essa iniciativa tem como principal objetivo conectar a universidade ao mercado, a partir da administração do capital humano. Com ela, é possível buscar por soluções que forneçam oportunidades para os mais de 52 mil membros da comunidade , entre professores, estudantes, pesquisadores e outros funcionários, gerando receita para os investidores.

Conclusão

Como você viu, a colaboração entre a iniciativa privada e as universidades é benéfica para ambas as partes. Em um mundo em que o conhecimento e a inovação são mais valiosos que bens de consumo, ela está se tornando cada vez mais importante.

As empresas brasileiras precisam entender que essa prática se tornará cada vez mais constante e, para aproveitá-la da melhor forma possível, devem se preparar. A boa notícia é que há abertura por parte das instituições de ensino superior, o que os empresários precisam é de uma estratégia bem definida e, sobretudo, de diálogos nessa direção.

O seu empreendimento está preparado para mais esse passo em direção à inovação?

Podemos ajudar você a refletir sobre as parcerias entre empresas e universidades, que tal? Faça contato conosco para saber mais informações sobre o Lab de Inovação da MJV na UFRJ e como podemos te ajudar a se conectar com as universidades que tem levado as empresas para um outro nível!

ACESSAR AGORA

Voltar