Compartilhar:

Categorias:

3 min read

Rh Ágil: setor dissemina a cultura de inovação e aumenta a produtividade

Você já percebeu que as empresas mudaram a forma como administram seus negócios e o desempenho de seus funcionários? O Rh Ágil é uma abordagem  estratégica focada em feedbacks constantes e que contribui para a evolução do mindset organizacional.  


O novo setor de Recursos Humanos se reinventa e aplica novas técnicas para estreitar o relacionamento interpessoal e, com isso, inova o modelo de gestão e aumenta a produtividade das instituições. Quer entender, na prática, como funciona o Rh Ágil? Clique no nosso novo ebook:

Rh_Agil-CTA

O Mindset Ágil otimizando processos

A rotina diária, geralmente, não permite identificar os pontos engessados e que precisam de adaptação. Inspecionar os processos de trabalho, e permitir que sejam alterados, contribui para melhorias contínuas.

Mais do que utilizar recursos tecnológicos e outras ferramentas inovadoras, é preciso atualizar os processos mentais de uma empresa, para que a adaptação tenha fluidez e o tempo seja melhor aproveitado. Essa mudança de mindset, proporcionada pelo Rh Ágil, gera resultados positivos tanto para a empresa quanto para o corpo de trabalho.

Rh Ágil, na prática

O Rh Ágil pensa em competências mais assertivas em projetos e como podem agregar ao processo evolutivo dos negócios. Exemplos atuais da prática do Rh Ágil podem ser vistos em algumas empresas que focam nos desejos dos clientes e contratam pessoal transfuncional para desenvolver produtos baseados nos desafios levantados.

Ao adotar os princípios ágeis, já utilizados pela equipe de TI, e adequá-los para cada uma das diferentes áreas internas, os desempenhos passam a ser mais colaborativos, aumentando as chances dos impedimentos serem percebidos e sanados. A produtividade cresce, os projetos são reestruturados e as entregas ganham valor.

Recrutamento e seleção: atividade estratégica

Quando a  metodologia ágil é empregada no gerenciamento das contratações, desde os skills necessários para traçar uma vaga, passando pelas etapas do processo seletivo até a efetivação, cria-se uma grande sinergia entre o fluxo e os envolvidos. O recrutamento e a seleção sofrem adaptações à medida que os objetivos são alterados, e a própria equipe consegue perceber que a colaboração interna pode ser mais vantajosa, economicamente, para todos os envolvidos.

Ao envolver somente quem é necessário, a área de Rh consegue encaixar a peça chave para a empresa crescer e inovar, além de criar um agente dessa mudança.

Coach: como empoderar o time de negócios

Se o segmento de Rh de sua empresa adotou o Ágil como prática, a flexibilidade e inovação exigidas em situações de risco, ou que demandam tempo imediato, são bem vistas pelos gestores no recrutamento e readequação de seus colaboradores.

Uma equipe de trabalho engajada, experiente e auto-gerenciável, torna-se mais empenhada em achar soluções direcionadas e fazer entregas assertivas, minimizando desperdícios e impedimentos. Isso só é possível quando o sentimento de parceria é sentido pela organização como um todo  e possibilita que os erros possam ser compartilhados, sem temores de corte.

Avaliação e recompensa

Ao avaliar continuamente sua equipe e o trabalho realizado, a empresa ganha credibilidade e diminui os gaps de desempenho. Feedbacks contínuos, livres do receio dos erros, atribuem mais transparência aos processos, principalmente quando recompensas são distribuídas em um curto espaço de tempo.

Capacitação para aprimorar competências

Rh Ágil estimula o embasamento teórico e prático do corpo de funcionários, em todos os assuntos que possam ser úteis no desenvolvimento de projetos. A tecnologia propicia a prática de integrar conhecimento aos perfis individuais e, com isso, alavancar as competências.

Líderes ou chefes?

O mindset Ágil aplicado ao setor de RH é capaz de identificar os perfis de liderança, sua importância junto ao time de desenvolvimento e como o planejamento é válido para entregas de valor. Metas e resultados imediatos, premissas das práticas ágeis, exigem um time coeso e capaz de resolver impedimentos, em um tempo bem menor.

A produtividade do time é baseada na atuação eficaz do líder, que sabe empoderar e extrair o melhor de cada colaborador, entendo suas limitações e possibilidades.

Sua empresa quer se tornar Ágil? O setor de Rh é fundamental para alinhar, junto à organização como um todo, a importância de uma equipe multidisciplinar capacitada para solucionar desafios, em espaços de tempo menores. A produtividade alcançada é consequência de todo esse processo, baseada no conceito “dividir para conquistar”.

Aprenda mais sobre as diretrizes do Rh Ágil em nosso novo ebook: Rh Ágil: como implementar nas organizações

 

Voltar