Compartilhar:

Categorias:

6 min read

Scaled Agile Framework: o que é e como funciona o SAFe

Com foco principal no lançamento de novas soluções e melhora da qualidade, o Scaled Agile Framework foi criado para disseminar a gestão ágil em todos os setores de sua empresa.


O Scaled Agile Framework é um método de trabalho oriundo dos métodos ágeis, com foco em um projeto de disseminação do pensamento e das práticas ágeis em um contexto organizacional, partindo da gestão até os times.

Leia até o final deste artigo e conheça todos os detalhes do tema e um passo a passo para implementar o SAFe na sua empresa!

O que é o Scaled Agile Framework? 

Acrônimo de Scaled Agile Framework (Estrutura Ágil Escalonada), o SAFe é um framework ágil de desenvolvimento que fornece uma experiência simples para a equipe, pois está dividido em três segmentos: Time, Programa e Portfólio.

Entre outras coisas, ele:

  • Permite a implementação de softwares Lean-Agile no nível corporativo;
  • É baseado nos princípios Lean e Agile;
  • Fornece orientação detalhada para o trabalho no portfólio, fluxo de valor, programa e equipe;
  • Foi projetado para atender às necessidades de todas as partes interessadas dentro de uma organização.

O Scaled Agile Framework foi desenvolvido em 2011 para ajudar as equipes de desenvolvimento de software a colocar produtos no mercado mais rapidamente.

Com base em uma combinação de princípios ágeis e enxutos, ele apela para uma estreita colaboração e alinhamento entre as equipes e visa centralizar a tomada de decisões. Além disso, oferece várias opções de configuração dependendo do tamanho do time de desenvolvedores.

Em última análise, o SAFe permite que as organizações visualizem o “quadro geral”, mapeando funções, responsabilidades e atividades necessárias para o desenvolvimento de software. 

Ao fazê-lo, ajuda a responder perguntas sobre o alinhamento de uma iniciativa de desenvolvimento com os objetivos de negócios e/ou sua previsibilidade. Também facilita a medição do sucesso e a identificação de oportunidades para melhorar o fluxo de trabalho.

O ímpeto por trás do Scaled Agile Framework é tornar os princípios ágeis escaláveis para grandes empresas, a capacidade do framework de centralizar a tomada de decisões e trazer uma mentalidade de cima para baixo para um processo tipicamente de baixo para cima alcança esse objetivo.

Como o SAFe funciona? 

Um dos elementos mais difíceis da filosofia Ágil é o escalonamento.

Quando uma única equipe precisa adotar práticas ágeis, faz todo o sentido usar um sistema de refinamento, estimativa, implementação e retrospectiva para aprimorar e modelar continuamente o design, testar e avaliar o valor que o software pode adicionar e gerenciar as expectativas dos clientes.

A teoria é perfeita, mas todos os desenvolvedores dirão que, na prática, ela pode variar muito em seu sucesso.

Geralmente, os princípios do Agile funcionam bem no desenvolvimento de software porque permitem que as equipes sejam fluidas e flexíveis, adaptando-se aos imprevistos e dificuldades mais complexas nos requisitos estabelecidos pelo product owner.

No entanto, assim que os gerentes de projeto tentam escalar a filosofia Ágil, para incluir várias equipes, por exemplo, podem acabar com muita dor de cabeça e dificuldade em manter a fluidez e a flexibilidade.

O Scaled Agile Framework tenta obter uma visão mais ampla do produto e prazos, permitindo – em um mundo ideal – alguma flexibilidade, com um roadmap aproximado das próximas 8-12 semanas.

Esse grande período de tempo é conhecido como um Incremento de Produto (Product Increment – PI) e, normalmente, um IP tem uma grande sessão de planejamento de várias equipes no início. 

Nesta sessão de planejamento do PI, as dependências entre equipes são identificadas e minimizadas, permitindo que os times trabalhem de forma independente, tanto quanto possível. 

Durante o PI, os bloqueadores podem ocorrer, e os problemas podem deixar os times estagnados – isso acontece se duas equipes são responsáveis por uma história e ambas têm a impressão de que o outro time está trabalhando na solução, por exemplo.

Para atenuar isso da melhor maneira possível, diferentes equipes terão representantes que participarão de sessões regulares de Scrum para relatar o que está sendo feito, como as dependências estão sendo resolvidas e se existem problemas ou bloqueios que precisam ser solucionados .

Normalmente, esse “Scrum de Scrums” ocorre com menos granularidade do que, por exemplo, um stand up diário, mas com regularidade suficiente para que os problemas possam ser levantados em tempo hábil.

O framework ágil SAFe é útil para empresas que produzam ou liberem produtos exatamente por causa dessa visão de longo prazo dos projetos. Ele permite, por exemplo, que vendas e marketing calculem datas de lançamento, financiem o orçamento e disponibilizem fundos, o que facilita a capacidade de enxergar partes interessadas e clientes no futuro ou em pouco tempo.

Benefícios do Scaled Agile Framework

As maiores e mais inovadoras organizações do mundo já descobriram os benefícios do SAFe, são eles:

  • Tempo de lançamento no mercado mais rápido;
  • Aumentos significativo de produtividade e qualidade;
  • Funcionários mais motivados e engajados.

Confira, a seguir, um detalhamento dessas e de outras vantagens.

  • Estrutura leve e eficiente 

A adoção do Scaled Agile Framework é a oportunidade de explorar uma estrutura relativamente leve que cria eficiência no desenvolvimento de software, mantendo a tomada de decisões centralizada no nível corporativo.

Essencialmente, a SAFe estende a ideia de agilidade para além das linhas de frente do desenvolvimento de software, chegando até os líderes que precisam responder questões estratégicas de nível mais alto.

  • Visão geral do projeto 

Especificamente, como o Scaled Agile Framework foi projetado para manter uma visão geral do desenvolvimento de software, ele pode lidar facilmente com uma estratégia coordenada para projetos complexos e de grande porte, com equipes que chegam às centenas. No entanto, por estar fundamentado em princípios ágeis e enxutos, permanece mais eficiente do que abordagens tradicionais de entrega de software.

  • Coordenação de diferentes equipes 

O Scaled Agile Framework é particularmente benéfico para organizações que precisam trabalhar em projetos que reúnem diferentes equipes, já que sua centralização é facilitada. Nesse cenário, permite processos padronizados entre equipes e ajuda a evitar obstáculos e atrasos que podem surgir quando times diferentes precisam trabalhar juntos.

  • Garantia de alinhamento com as metas de negócios

Outro benefício notável do SAFe é sua capacidade de ajudar equipes a manter alinhamento com metas de negócios. Esse alinhamento muitas vezes pode se perder em ambientes ágeis que adotam uma abordagem de baixo para cima, já que desenvolvedores e testadores podem, às vezes, perder de vista objetivos macros.

Em contraste, o alinhamento descendente e a tomada de decisão centralizada do SAFe ajudam a garantir que os objetivos estratégicos permaneçam em primeiro plano e que todas as decisões sejam tomadas em apoio a eles.

4 passos para implementar o Scaled Agile Framework

Você deve ter notado que uma mudança estrutural na empresa não vai acontecer sem uma boa organização e um passo a passo bem assimilado por cúpula diretiva, gestores, lideranças técnicas dos times e o restante dos funcionários, certo?

Portanto, existem alguns requisitos para que você consiga implementar o Scaled Agile Framework com sucesso. Confira, a seguir, 4 passos primordiais para isso!

1. Mapeie os fluxos de valor dos seus processos

Os fluxos de valor (ou value streams) são etapas implementadas para consolidar soluções que gerem um fluxo contínuo de valor, tanto para um objetivo de médio ou longo prazo, quanto para o cliente.

Conhecer o fluxo de valor dos seus processos é um requisito necessário para construir uma mentalidade única voltada ao cumprimento de tarefas que geram o resultado desejado.

Note que o Scaled Agile Framework é um planejamento minucioso acerca de como os conceitos do ágil serão disseminados pela empresa. Portanto, a definição dos fluxos de valor serão essenciais para criar a Big Picture, um grande esquema gráfico que tangibiliza quem faz o que dentro do SAFe.

2. Treine seus colaboradores em métodos ágeis

Para implementar uma estrutura como o SAFe, é preciso definir os agentes da mudança e capacitá-los nos métodos de gestão ágil e operações enxutas necessários para o bom desempenho do SAFe, principalmente líderes, gerentes e executivos.

O objetivo aqui é construir um hub de especialistas, capaz de ser referência e direcionar a produtividade e o foco da organização aos objetivos.

A MJV tem agilistas experientes em capacitação por meio de workshops e treinamentos in-company, vasto conhecimento em crescimento de negócios, além de trabalhar com outsourcing de times interdisciplinares e especializados. Precisa de ajuda? Conte conosco!

3. Teste a execução dos ARTs

Depois de vencida a transição cultural para o Ágil, mapeados os fluxos de valor e treinamento e capacitação dos agentes facilitadores em métodos ágeis, é hora de testar a capacidade dos times de entregar valor dentro do esquema SAFe.

A sigla ART significa Agile Release Train. Os ARTs são considerados o coração do SAFe, pois referem-se a um método de organização virtual (e por virtual aqui, leia-se “teórico”) para manter os times engajados em um objetivo organizacional específico.

Os ARTs consistem em uma série de elementos para manter o sincronismo dos times com o objetivo, com ferramentas que ajudam a definir, testar, implementar e lançar soluções, entre elas, por exemplo, as Cerimônias do Scrum/Ágil.

4. Escale seu portfólio

Equipe capacitada e habilidades testadas, é hora de justificar o investimento. E, para isso, é chegado o momento de ampliar o portfólio por meio do lançamento de mais ARTs.

Um framework ágil para cada tipo de necessidade

Levando em conta a maturidade do tema, a essa altura, podemos inferir que você provavelmente é alguém que tem conhecimentos razoáveis sobre Ágil, seus frameworks e outros métodos.

Como você pôde perceber, o SAFe transcende e evolui os princípios básicos do Manifesto Ágil, estando mais atrelado à tangibilização do valor da agilidade para os negócios e à uma visão sistêmica da produtividade da organização do que, de fato, a dinâmica dos times — como o Scrum e suas sprints, por exemplo.

Se você quer entender um pouco mais a respeito do Scaled Agile Framework, clique no banner e baixe gratuitamente nosso livro Agilidade nas empresas: um guia prático.

Voltar