RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

Cinco benefícios do Engajamento de Equipes

Design Thinking | Publicado por Time MJV on 6/out/2016 15:29:25

engajamento_de_equipes.jpgO nível de engajamento das equipes pode guiar empresas ao sucesso ou ao fracasso. Em tempos de competitividade acirrada, investir em iniciativas para manter os colaboradores focados não se tornou apenas necessário, como também obrigatório.

Nessa postagem você vai conhecer cinco ganhos que sua empresa obtém quando trabalha efetivamente o engajamento de seus times. Esperamos que você goste!

Não há mais como ignorar que o comprometimento dos funcionários é primordial para o crescimento de uma organização. As empresas já estão começando a perceber que seus colaboradores são seu patrimônio mais importante.

Temas como capacitação, valorização dos profissionais e clima organizacional nunca foram tão discutidos. Os gestores terão que contribuir cada vez mais para a melhoria da experiência vivida pelos funcionários.


Mas afinal, o que exatamente é uma equipe engajada?

Para solucionar essa pergunta primeiramente é preciso entender o que de fato é o engajamento.

Segundo a pesquisa “Tendências Globais de Engajamento dos Funcionários 2016 “, da AON, apenas cerca de 50% dos funcionários afirmam saber o que é o engajamento no ambiente empresarial.

Além disso, o engajamento é interpretado muitas vezes como contentamento ou satisfação. No entanto, esse conceito abrange muito mais do que isso. A ideia de engajar está muito mais ligada à uma relação de compromisso e pertencimento por parte dos envolvidos.

No contexto empresarial, o engajamento representa também um alto nível de investimento intelectual e emocional dos colaboradores com a empresa.

Uma equipe verdadeiramente engajada tem objetivos e metas bem estruturadas. Ela possui um líder, não um chefe. Seus funcionários identificam sentido em suas tarefas diárias; eles enxergam propósito e significado pessoal em seu trabalho, além de possuírem um vínculo emocional com a organização onde trabalham.

Benefícios do engajamento de equipes

Fazer com que profissionais estejam presentes em termos de atenção no trabalho se tornou um dos maiores desafios dos líderes empresariais. Conheça alguns dos benefícios que o engajamento traz para os negócio.

- Aumento da produtividade

A motivação é essencial para que as equipes tenham uma performance melhor. Funcionários engajados com os valores da empresa trabalham mais e melhor. Eles investem em hora extra, esforço e iniciativa para que os projetos tenham sucesso.

- Aumento do retorno financeiro

Colaboradores engajados fazem um investimento intelectual maior na empresa. Por isso, suas decisões tendem a ser mais embasadas e assertivas. Consequentemente, eles obtêm melhores resultados financeiros e operacionais.

- Cultura de inovação

Através da sensação de pertencimento, os colaboradores tem pensamentos de dono da empresa. Por isso, se preocupam com o futuro da empresa e investem mais energia naquilo em que estão trabalhando. E uma cultura voltada para a inovação só pode existir se os colaboradores realmente sentem vontade de promover mudanças.

- Clima Organizacional

Equipes estruturadas e com funcionários engajados tendem a ter poucos problemas relacionados à convivência. Além disso, o espírito colaborativo tende a ser maior nessas equipes.

- Diminuição do índice de Turnover

Pessoas que enxergam propósito em seu trabalho dificilmente querem mudar de emprego. Com a diminuição da rotatividade de funcionários, as empresas diminuem gastos com treinamento, rescisão do antigo profissional e despesas na seleção de um novo. 

Você tem o que compartilhar a respeito desse tema?

Manda pra gente aqui nos comentários! Afinal, você já deve ter participado de um time como colaborador ou gestor.

E se você gostou do nosso post, assine nosso blog e descubra mais formas de aumentar o engajamento em suas equipes. 

Categorias: Design Thinking

Whitepaper - Cultura de Inovação

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes