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Protótipos de Papel no Design Thinking

Design Thinking | Publicado por Time MJV on 24/fev/2016 14:59:01

A cada projeto de inovação, descobrimos que as ferramentas de Design Thinking são mais versáteis e surpreendentes.

Como você já deve ter lido por aqui, a Prototipagem é uma etapa fundamental que pode ser realizada diversas vezes durante o processo, facilitando a implementação e prevenindo erros por falta de visualização clara da solução junto aos usuários. 

Os protótipos de papel são assim: simples de criar e com possibilidades múltiplas e sofisticadas. Entenda como aplicá-los.

O que são protótipos de papel?

Protótipos de papel no Design Thinking - Blog MJV

São representações de interfaces gráficas com diferentes níveis de fidelidade, desde um wireframe desenhado à mão em pequenos pedaços de papel - por exemplo, para representar esquematicamente as telas de um aplicativo de celular - até uma embalagem de sabonete com detalhes finais de texto e cores.

Um protótipo em papel pode começar de maneira simplificada e ganhar complexidade ao longo das iterações com o usuário ou com a equipe. 

Assista ao nosso vídeo e entenda ainda melhor essa ferramenta de prototipagem. 

 

Quando usar?

Pode ser usado quando é necessário avaliar o fluxo de informações e a navegação de um sistema, para explorar possibilidades de comunicação de um produto ou apenas tangibilizar a apresentação de uma ideia a usuários, empresa ou à própria equipe de projeto, para gerar entendimento.

Esses testes podem acontecer em contextos variados, desde ambiente controlados, como num laboratório de usabilidade, ou em sessões com grupos de usuários finais e potenciais consumidores. 

Como o resultado final será em papel, pode ser executado à mão, apenas como um rascunho de uma solução, ou com auxílio de um computador, a fim de se avaliar detalhes de uma interface, produto ou comunicar serviços.

Exemplo prático — Prototipações em papel para novas funcionalidades e viralização de site

Com o objetivo de redesenhar um site de um concurso chamado de Cupom Mania, visando identificar oportunidades de viralização do produto, foram realizadas pesquisas de campo, levantamento de reclamações registradas no Fale Conosco do site e Pesquisa Desk.

Uma das hipóteses levantadas durante a fase de Imersão era a de que o concurso precisava atingir também um público mais jovem. Para isso, novas funcionalidades foram pensadas demandando o redesenho do site. As novas telas foram levadas para entrevistas com usuários com a finalidade de testar sua receptividade.

Resultado

Quando esta ideia foi levada a campo, representada em uma tela de computador impressa, os entrevistados se sentiam à vontade para fazer críticas, afinal, o papel proporcionava um caráter experimental. As respostas coletadas dos usuários fizeram a equipe chegar a conclusões como:

via GIPHY

• Retorno positivo do teste em protótipo.
• Funcionalidade bem recebida pelas pessoas que realizaram o teste e vista como um real estímulo para enviar mais cupons diariamente.
• Alguns usuários se confundiram com a forma de representação da contagem de envio de cupons do dia (no caso, uma estrela).

A partir desse feedback, foi pensada como sugestão a representação desta contagem com símbolos de cupons fiscais. Assim, ficou clara a importância de realizar os testes para obter um resultado ainda melhor e mais assertivo junto aos clientes. 

Categorias: Design Thinking

Design Thinking - Business Innovation

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