Compartilhar:

Categorias:

2 min read

Design Thinking: como a metodologia agrega valor ao seu negócio

Criar soluções inovadoras pode ser uma tarefa sistemática e organizada. O Design Thinking oferece uma nova forma de pensar a solução de problemas, com foco no usuário. A partir de seus anseios, desejos e necessidades, a metodologia propõe soluções que agregam valor ao negócio. 


O Design Thinking nos desafia a entregar resultados que atendam às reais demandas do usuário, em conformidade com os objetivos esperados pela empresa. Quando aplicado, pode alterar significativamente pessoas, processos e sistemas corporativos.

O que torna o Design Thinking tão eficiente é a sua abordagem centrada no ser humano. Por meio de um processo estruturado em diferentes fases, que compreendem imersão, ideação e prototipagem, este método pode ajudar as empresas à: a criar uma cultura de inovação, engajar suas equipes, desenvolver projetos assertivos e ter um melhor custo-benefício na elaboração de um produto/serviço.  

Em cases da MJV, o Design Thinking já foi utilizado para:

  1. Implementar a cultura da inovação em uma rede de bancos;
  2. Desenvolver um programa de treinamento em uma empresa do ramo alimentício;
  3. Melhorar a experiência dos usuários de caixas eletrônicos;
  4. Melhorar a experiência de pacientes em hospitais;
  5. Criar um novo modelo de educação à distância.

5 motivos para implementar o Design Thinking:

Foco no usuário

O Design Thinking é uma abordagem para solucionar problemas complexos, colocando o usuário no centro do processo. O objetivo é desenvolver soluções úteis que atendam às expectativas e necessidades de quem vai usufruir da solução proposta. Esta abordagem aproxima a empresa do usuário, permitindo-a compreender suas frustrações e como podem tornar mais satisfatória a experiência do cliente com seus produtos ou serviços.

Estimula a experiência colaborativa

Construindo uma equipe multidisciplinar é possível sair da zona de conforto para absorver experiências, conhecimentos e habilidades de outras áreas, essenciais para uma visão mais abrangente do projeto.

Preza pela empatia

Um dos principais fundamentos do Design Thinking é a empatia. Esse conceito exige a compreensão e identificação das necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas com o produto ou serviço oferecido. A finalidade é propor melhorias a partir do entendimento sobre a experiência e as motivações do usuário final.

Economia de tempo, dinheiro e recursos

Na etapa de prototipação, os testes com o público-alvo são feitos antes de implementar a versão final de uma solução, o que reduz significativamente o retrabalho, economizando tempo, dinheiro e recursos.

Busca soluções para problemas reais

Como a metodologia é centrada na experiência do usuário, o objetivo final é tangível e significativo para o mercado. Ao buscar soluções para problemas reais de um público-alvo, o Design Thinking aproxima a empresa do consumidor, aprimorando e satisfazendo anseios específicos e reais.

Voltar