RECEBA O CONTEÚDO DO BLOG NO SEU E-MAIL!

O que são Critérios Norteadores em Design Thinking

Design Thinking | Publicado por Time MJV on 14/abr/2016 15:35:48

Critérios Norteadores são diretrizes balizadoras de um projeto. Eles evidenciam aspectos que não devem ser perdidos de vista ao longo de todas as etapas do desenvolvimento das soluções inovadoras.

Os critérios norteadores surgem da análise dos dados coletados durante a Imersão do Design Thinking, do escopo determinado para o projeto, dando o direcionamento mais adequado aos objetivos do cliente.

Critérios servem como base para a determinação dos limites do projeto e do seu verdadeiro propósito. Saiba nesse post quais as ferramentas de Design Thinking que podem ajudar e conheça ainda um case da aplicação dos Critérios Norteadores.

design_thinking___criterios_norteadores.jpg

Quando usar?

Os critérios norteadores devem estar sempre presentes durante o desenvolvimento de um projeto porque parametrizam e orientam as soluções, evidenciando sua adequação ao escopo que deve ser respeitado. 

Os critérios norteadores emergem da sistematização dos dados da Imersão, durante a realização de um diagrama de afinidades ou de um mapa conceitual, por exemplo. Assim, assegura-se que nenhuma questão relevante seja negligenciada ou mesmo que as soluções geradas se distanciem do foco da demanda.

Exemplo: Critérios para novas ofertas de Outsourcing de TI

  New Call-to-action

Durante um trabalho desenvolvido para uma empresa de tecnologia motivada por identificar novas ofertas de serviço na área de outsourcing, foram realizadas pesquisas desk e entrevistas em profundidade com executivos de Tecnologia da Informação.

Após a sistematização dos dados coletados em Cartões de Insight, estes foram organizados em grupos através do processo de Diagrama de Afinidades e nesse interim emergiram os critérios que orientaram a Ideação:

• Criar posição incontestável de destaque entre os concorrentes;
• Transmitir o compromisso da empresa com a inovação;
• Irromper a relação custo-benefício;
• Fidelizar clientes, possibilitando a recorrência dos serviços;
• Comunicar a valorização do fator humano como preponderante na formação de equipes.

Inovação guiada pelo Design 

Inovação guiada pelo Design é a maior expertise da MJV. Os Critérios Norteadores fazem parte de uma série de ferramentas que você encontra em nosso E-book de Design Thinking.

Além disso, recentemente criamos um Webinar de Introdução ao Design de Serviços como ferramenta de Inovação. Acesse gratuitamente!

Categorias: Design Thinking

Design Thinking - Inovação em Negócios

Deixe seu comentário

Receba o conteúdo do blog no seu e-mail!

Posts recentes