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Design Thinking contribui para o desenvolvimento de produtos e serviços com foco no novo consumidor

Design Thinking, Jornada do Usuário | Publicado por Time MJV on 7/dez/2017 18:17:57

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Compreender o perfil do consumidor é parte fundamental no processo de desenvolvimento de um produto ou serviço. Entender como ele pensa, como se comporta e quais etapas se seguem até a decisão de compra auxilia a elaborar ofertas de negócios mais assertivas e atraentes. Abordagens como o Design Thinking, colaboram no desafio de criar um relacionamento entre marca e cliente, ao mesmo tempo em que disseminam uma cultura de inovação e entregam valor às empresas.

Independente do tipo de oferta, é preciso levar em consideração as mudanças ocorridas na jornada de compra do usuário, impactado pelas transformações tecnológicas. Hoje, a experiência é mais virtual que física. Da tela do seu mobile,  o consumidor faz pesquisas sobre a concorrência, compara analisa ofertas, assiste tutoriais e lê reviews de quem já adquiriu o produto ou serviço conversa com quem já fez uso do produto/serviço.

 

Metodologia ajuda a criar produtos e serviços assertivos


Centrado no usuário, o Design Thinking é ideal para as empresas desenvolverem produtos e serviços para esse novo perfil de usuário, independente do mercado em que atuam. A metodologia oferece um caminho para compreender as necessidades do usuário, através de processos de imersão, ideação e prototipagem. O Design Thinking coloca as pessoas no centro das estratégias, sem dispensar a inovação e a empatia; essencial para construir personas

Ter essas informações em mãos é a peça-chave para ver o mundo da perspectiva do cliente e definir o escopo do projeto a ser desenvolvido, que terá por finalidade promover melhorias ou solucionar de forma inovadora algum problema encontrado na jornada de compra. A construção e análise das personas gera insights de negócios e leva à uma prototipagem mais assertiva.

Na MJV, um projeto para o setor de Telecomunicações, foi capaz de identificar comportamentos de usuários de celulares pré-pagos no Brasil e assim testar ideias inovadoras, que surgiram em oficinas de cocriação, no segmento de microsseguros. Em outro projeto para o setor Hospitalar, foi possível compreender todo o funcionamento do ciclo de experiência dos pacientes e desenvolver soluções.

Independente do mercado, o Design Thinking permite que as empresas identifiquem perfis de usuários e compreendam como se relacionam com a sua marca, gerando soluções inovadoras para esse novo consumidor.

Faça o download abaixo e confira como funciona a implementação do Design Thinking!

Categorias: Design Thinking, Jornada do Usuário

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